Construtores de sites são ferramentas que normalmente permitem a construção de sites sem edição manual de código. Eles se enquadram em duas categorias:
Ferramentas proprietárias on-line fornecidas por empresas de hospedagem na web . Normalmente, eles são destinados aos usuários para criar seu site privado. Algumas empresas permitem que o proprietário do site instale ferramentas alternativas (comerciais ou de código aberto) — as mais complexas também podem ser descritas como sistemas de gerenciamento de conteúdo .
Software offline que roda em um computador, criando páginas e que pode publicar essas páginas em qualquer host. (Estes são frequentemente considerados “software de design de sites”, em vez de “construtores de sites”.)
História do Websites
Os primeiros sites foram criados no início da década de 1990. Esses sites foram escritos manualmente em HTML .
Com o tempo, o software foi criado para ajudar a projetar páginas da web: por exemplo , a Microsoft lançou o FrontPage em novembro de 1995.
Em 1998, o Dreamweaver havia se estabelecido como líder do setor; no entanto, alguns criticaram a qualidade do código produzido por esse software como sendo exagerado e dependente de tabelas. À medida que a indústria avançava para os padrões W3C , o Dreamweaver e outros foram criticados por não serem compatíveis. A conformidade melhorou com o tempo, mas muitos profissionais ainda preferem escrever a marcação otimizada à mão.
As ferramentas de código aberto eram normalmente desenvolvidas de acordo com os padrões e faziam menos exceções para os desvios dos padrões do Internet Explorer então dominante.
O W3C iniciou a Amaya em 1996 para apresentar tecnologias Web em um cliente Web completo. Isso foi para fornecer uma estrutura que integrasse muitas tecnologias W3C em um ambiente único e consistente. Amaya começou como um editor de HTML e CSS e agora suporta XML , XHTML , MathML e SVG .
GeoCities foi um dos primeiros construtores de sites mais modernos que não exigia nenhuma habilidade técnica. Cinco anos após seu lançamento em 1994, o Yahoo! comprou por US$ 3,6 bilhões. Depois de se tornar obsoleto, foi encerrado em abril de 2009.
Online x offline
Os criadores de sites on-line geralmente exigem que os clientes se inscrevam na empresa de hospedagem na web. Algumas empresas fornecem exemplos de sites totalmente funcionais feitos com o construtor de sites. A gama de serviços varia desde a criação de páginas pessoais básicas ou conteúdo de redes sociais até a criação de sites completos de negócios e comércio eletrônico, baseados em modelos ou, nas plataformas mais flexíveis, totalmente gratuitos.
A principal vantagem de um construtor de sites online é que ele é rápido e fácil de usar, e muitas vezes não requer experiência prévia. Muitas vezes, um site pode ser construído e estar funcionando ao vivo na Internet rapidamente. O suporte técnico geralmente é fornecido, assim como o vídeo de instruções e os arquivos de ajuda.
As ferramentas HTML são divididas entre aquelas que permitem a edição do código fonte e aquelas que possuem apenas um modo WYSIWYG .
Os construtores de web offline atendem a web designers profissionais que precisam criar páginas para mais de um cliente ou host da web. Os construtores de web offline modernos geralmente são WYSIWYG e permitem a edição direta do código-fonte e o estilo de folhas de estilo em cascata (CSS). Eles geralmente exigem pelo menos uma compreensão básica de HTML e CSS. Embora sejam mais flexíveis do que os construtores on-line, muitos softwares proprietários de construtores de sites off-line podem ser caros, no entanto, também existem muitos construtores de sites de código aberto.